domingo, 4 de setembro de 2016

Para este artigo, que será o primeiro de uma série, segundo espero, escolhi o título “Qualidade de Vida” que é expressão muito actual e fruto de preocupações de vária ordem. Quanto ao subtítulo, “Daqui de Cambeses” ele indica, como é óbvio, que será Cambeses, em especial, o tema destes textos. Cambeses e a sua qualidade de vida.

Oxalá que eu, como escritora e por, até certo ponto, estar ligada ao jornalismo, possa expor, com isenção, os meus pontos de vista quanto a essa qualidade de vida, seja ela boa ou má.

E assim, cumpre-me hoje referenciar, para minha satisfação, algo muito positivo quanto à qualidade de vida em Cambeses. Um acontecimento que mereceu notícias a quatro colunas, não só no jornal “O Primeiro de Janeiro” mas também noutros. Estou a referir-me evidentemente à inauguração do belo edifício que é a escola primária.

Estão de parabéns a população da freguesia e os órgãos do Poder que, nesse sentido se esforçaram. Mas não posso deixar de o dizer: se foi um benefício, foi sobretudo um ato de justiça. E a justiça não se agradece: merece-se, exige-se. E Cambeses, há muitos e muitos anos que tinha direito a esta escola, sobretudo quando as crianças eram muitas mais que a escassa centena de agora. Cambeses que em 1800, quando era ainda um concelho, tinha já, caso raro naquele tempo, a sua escola. Por isso Cambeses, que teve um passado notável, e que pacientemente soube esperar por uma escola com as condições que a de agora possui, não tem que agradecer esse ato de justiça, tem, quando muito, de agradecer o empenhamento no sentido de abrir o caminho à justiça.

Mas seja como for, a escola aí está, bem apetrechada, bem estruturada, de portas escancaradas aos muitos caminhos da cultura, a qual, sem dúvida está na razão direta de uma boa qualidade de vida, muito mais que certos valores materiais que uns quantos teimam em adotar como principais.

Daí congratular-me pessoalmente com este ato promissor de melhores dias para a vida em Cambeses.

Crónica publicada no Jornal de Barcelos de 27 – 2 – 1992

Sem comentários:

Enviar um comentário