quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cambeses não apagou ainda da lembrança a inauguração, com toda a pompa e circunstância, do novo edifício escolar, festa que mobilizou toda a freguesia, orgulhosa deste melhoramento.

Sem dúvida que este ato foi o oficializar de um passo em frente, muito positivo, diga-se, da complexa jornada para uma melhoria de nível de vida na freguesia, cujo marasmo cultural é bem nítido, apesar dos sinais exteriores de progresso, que o são apenas a nível de bens materiais.

Outros passos é desnecessário e também urgente dar. Mas para que isso seja possível, é necessário, antes de mais, um espaço de onde o progresso cultural da freguesia possa ser dinamizado. E esse espaço talvez exista, se a antiga escola, que é pertença da freguesia, for utilizada para esse fim, uma vez que, segundo penso, está desactivada e em breve será um montão de ruinas, se não se utilizar em proveito da freguesia.

Se de facto houver esse espaço disponível, pessoas com entusiasmo e amor à terra natal há em número suficiente para concretizar essa dinamização, da qual Cambeses necessita mais do que à primeira vista poderá parecer. Aliás, muitas freguesias há que já têm o seu salão de convívio, onde se realizam atos, não só culturais, mas também pedagógicos porque, para um povo, tão importante como os bens materiais, é saber utilizá-los em equilíbrio e harmonia, para o bem da saúde do corpo e do espírito.

Gostaria de deixar este assunto à atenção de quem de direito, porque se Cambeses melhorou o seu nível de vida económico de forma bem visível, é necessário, agora, que se trate de melhorar o nível cultural que, em alguns aspectos, tão pouco cuidado está.

Há freguesias deste concelho que têm, como já disse, o seu centro de convívio e têm também os seus grupos culturais, onde têm lugar o folclore, o teatro, a música, o artesanato, a biblioteca e até, por vezes, um pequeno museu etnográfico.

Porque não o há de ter também este antigo concelho rural e couto de homiziados, que é hoje a freguesia de Cambeses?


Crónica publicada no Jornal de Barcelos de 2-4-92

Sem comentários:

Enviar um comentário