quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Quis a sorte que, ao participar de um congresso na Universidade do Minho, me viesse parar às mãos um estudo do professor daquela universidade, Dr. Justino Magalhães, acerca da rede escolar do distrito de Braga, no passado, e onde o nome de Cambeses é citado várias vezes.
Um excelente trabalho, que suscitou desde logo todo o meu interesse, e de onde retirei algumas informações que serviram de base para anteriores artigos, e que possivelmente servirão de base também a outros que, acerca do mesmo tema, me propus escrever, trabalho que nos dá uma imagem da qualidade de vida, em Cambeses, há mais de 200 anos, no que diz respeito à instrução.

Como já se disse anteriormente, a vila de Barcelos dispunha regularmente, desde o início de 1700, de uma Cadeira de Primeiras Letras. Mais tarde, por um mapa que acompanha o alvará régio de seis de novembro de mil setecentos e sessenta e dois, verifica-se que Barcelos e seu termo tinham já, nessa época, três mestres de ler, escrever e contar, e ainda um professor de gramática latina. E se entendermos por termo os limites do concelho, é de admitir que uma dessas três escolas tenha sido em Cambeses.

Esta suposição baseia-se no facto de a política do período pombalino ter por objectivo o servir o máximo da população, privilegiando as vilas-sede de concelho e senhorios, coutos e honras. 

Portanto, é natural que Cambeses, como Couto e concelho rural, tivesse sido privilegiado nessa época, com a nomeação de um mestre de escrever, ler e contar, tanto mais que, num mapa de 1727, relativo à rede escolar do distrito de Braga, vem claramente mencionado o concelho de Cambeses como tendo a sua escola das primeiras letras.

E para frisar a importância de nessa época se ter uma escola, basta chamar a atenção para o facto de, e segundo o mesmo mapa, haver então, na vila de Barcelos e em todo o seu vasto concelho, apenas seis escolas das primeiras letras e uma de gramática latina.

Crónica publicada no Jornal de Barcelos de 12 – 03-1992

Sem comentários:

Enviar um comentário